A Avaliação Neuropsicológica combina neurologia e psicologia para investigar funções neurocognitivas, emocionais e comportamentais do paciente, como atenção, memória, capacidade intelectual, linguagem, emoções e personalidade.
O exame pode ter diferentes objetivos e inclui anamnese clínica, testes psicológicos, escalas de autorrelato, observação e escuta clínica. A duração varia de acordo com a complexidade, geralmente consistindo em cerca de 6 à 8 sessões.
No final, é fornecido um relatório neuropsicológico ou laudo psicológico com os resultados do exame. Esses resultados podem indicar diagnósticos e encaminhamentos para especialistas, se necessário.
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária em casos que indiquem comprometimento do funcionamento neurocognitivo, como déficits de atenção, perda de memória, dificuldade de aprendizagem, entre outros.
A avaliação neuropsicológica também é útil para realizar diagnóstico diferencial de transtornos psiquiátricos e do neurodesenvolvimento. É comum que médicos neurologistas e psiquiatras solicitem este exame antes de formalizar um diagnóstico e planejar a rota terapêutica.
Entrevista clínica de anamnese com o paciente;
Entrevista com um familiar ou amigo do paciente;
Aplicação de testes psicológicos para avaliação neurocognitiva e da personalidade; assim como aplicação de escalas para rastreio de sintomas, avaliação do humor entre outros.
Devolutiva com o paciente.
Psicoterapia estruturada, orientada ao presente e direcionada a resolver problemas atuais e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Como Funciona
Com base em métodos e ferramentas promove modificar emoções, pensamentos e comportamentos, visando uma melhora/remissão dos sintomas e transtornos, bem como melhora da qualidade de vida.
Indicações
· Transtornos de ansiedade
· Transtornos relacionados ao estresse
· Transtornos de personalidade
· Disfunções sexuais
· Dificuldades de relacionamento interpessoal
· Transtornos de humor
· Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
· Transtornos do comportamento
A supervisão clínica é uma oportunidade para que o psicólogo possa enriquecer seu repertório teórico-prático para o atendimento em psicoterapia e avaliação psicológica, por meio da troca de experiências com um profissional qualificado.
Quando concluí a graduação e iniciei meus primeiros atendimentos clínicos, a supervisão foi uma decisão assertiva para que eu pudesse conduzir os casos da melhor maneira.
A modalidade de supervisão é virtual/remota e a supervisão é destinada a psicólogos, neuropsicólogos e terapeutas cognitivo-comportamentais em formação.